(51) 3714-4880    (51) 98682-8901

Intercâmbio na Itália.

02 de agosto de 2022
O que é preciso para fazer um intercâmbio na Itália?

Para fazer um intercâmbio na Itália o primeiro passo é escolher o tipo de intercâmbio que quer fazer e saber qual é o seu objetivo com ele.

Diferentes tipos de intercâmbio.

Existem programas de intercâmbio para estudar no país (seja o estudo do idioma, um curso profissionalizante ou um período ou tempo completo do Ensino Superior, por exemplo), para trabalhar em período de férias, ou até mesmo para um período sabático. As opções são muitas!

Depois de decidir o tipo de intercâmbio desejado, é hora de procurar as oportunidades existentes e ter atenção ao local da Itália onde você terá a sua experiência. 

Diferentes regiões da Itália para intercâmbio.

Lembre-se que a Itália é um país com muitas variações regionais, um intercâmbio no norte do país pode ser bastante diferente de um intercâmbio no sul e você precisa estar ciente disso antes de fechar o seu pacote de intercâmbio e ir para o país.
Fazer um intercâmbio na Itália não é uma tarefa difícil. Porém, como existem diversas opções e possibilidades para que você realize esse sonho, você pode acabar se confundindo com os requisitos necessários. 

Por conta própria.

É possível organizar um intercâmbio na Itália por conta própria. Diversos programas disponibilizam todas as informações em seus próprios sites. Assim, você pode pesquisar os cursos disponíveis, os custos e todos os requisitos na Internet e aplicar sem nenhuma ajuda externa.

Porém, se você decidir optar para o seu intercâmbio por conta própria, não se esqueça de que você também deverá cuidar dos detalhes da sua estadia no local, depois da aprovação no programa. 

Onde se hospedar?

Você deverá se preocupar, por exemplo, com o local no qual você irá ficar hospedado durante o seu intercâmbio.
Uma opção para conseguir um bom alojamento é ler atentamente os anúncios que são colocados diariamente em grupos do Facebook. Esses grupos normalmente possuem o nome de “Affitti a X”, sendo X o nome da cidade em que o seu intercâmbio vai acontecer. Também é possível encontrar boas opções em sites de imobiliárias e anúncios de casas em geral.

É preciso muito cuidado para planejar por conta própria.

Mas atenção: tome cuidado com anúncios falsos em grupos e sites. Golpistas oferecem casas que não existem e pedem dinheiro dos possíveis inquilinos para deixar o local “reservado” até o dia da chegada no local.
É preciso ter muito cuidado ao planejar tudo sozinho, especialmente se você nunca fez um intercâmbio ou não conhece bem a Itália. 

Através de equipes especializadas.

Outra opção para organizar o seu intercâmbio na Itália é contar com a ajuda de agências ou consultorias especializadas.
Os profissionais irão pensar em tudo aquilo que você precisa para fazer o seu intercâmbio. Uma grande vantagem de contar com esse tipo de ajuda é que você não precisará se preocupar com nada, por isso, se estiver ao seu alcance, recomendamos que faça o seu intercâmbio na Itália com acompanhamento especializado. 

Através de universidades.

Normalmente, as universidades brasileiras possuem um departamento responsável pelos intercâmbios acadêmicos.
Assim, você pode contatar os responsáveis pelo departamento da sua instituição e pedir informações sobre os intercâmbios disponíveis na Itália, as universidades italianas parceiras e todos os requisitos para participação dos processos seletivos.

Fazer o seu intercâmbio na Itália por meio da sua própria universidade pode ser mais fácil, uma vez que você contará com o apoio do departamento, que atuará como um intermediário ao longo do processo, facilitando as possíveis burocracias existentes no mesmo.

Porém, lembre-se de que as universidades auxiliam somente em relação à parte burocrática do processo. Dessa maneira, você deverá organizar a sua viagem, encontrar um alojamento e planejar a sua estadia de uma forma geral por conta própria. 

Documentos necessários.

Os requisitos para fazer um intercâmbio na Itália podem variar bastante de acordo com o programa desejado e a forma de aplicação.
Porém, de forma geral, as universidades pedem alguns documentos padrão comuns a todos os tipos de programas. São eles:
  • Histórico escolar. Algumas universidades podem, ainda, exigir uma média ponderada mínima para a participação;
  • Carta de motivação em que você deverá explicar os motivos que te levam a querer participar do intercâmbio;
  • Plano de estudos, em que você deverá mostrar o que pretende cursar na universidade italiana;
  • Comprovante de língua italiana (normalmente as universidades italianas pedem o nível B2 segundo o QERC);
  • Comprovante de outra língua, normalmente o inglês, caso o seu programa seja realizado nesse idioma.
  • Passaporte válido.
Com todos esses documentos em mãos, você deverá realizar a sua inscrição. Se selecionado, você receberá uma carta de aceite assinada pela universidade italiana que irá te receber.

A carta em questão será composta por alguns detalhes sobre a sua estadia, como a data de chegada, o seu departamento e a duração do programa.
Com a carta em mãos, você poderá entregar o learning agreement, um documento no qual você explicita as matérias que pretende cursar durante o seu programa de intercâmbio na Itália e a quais disciplinas brasileiras elas correspondem.

Lembre-se de que o learning agreement deve ser assinado por um professor da sua universidade brasileira e aprovado por um professor na universidade na Itália.

Você tem planos de fazer intercâmbio na Itália?
Então sugerimos que você leia a matéria completa em maiores detalhes no site da Eurodicas.