(51) 3714-4880    (51) 98682-8901

Queijos!

03 de agosto de 2022
A nossa querida Itália é cheia de charme e com as mais deliciosas comidas que você já deve ter provado. E engana-se quem pensa que na Itália vamos encontrar apenas massa. A Itália pode ser conhecida pelas macarronadas, lasanhas e muita massa, porém, também temos os conhecidos e deliciosos queijos italianos.

Para conhecermos um pouco mais, vamos nos mergulhar um pouco na história. O queijo surgiu com a vinda dos gregos. No início o queijo era uma forma de demonstrar poder e estava presente em todas as refeições de todas as famílias nobres da época. Os primeiros queijos produzidos na Itália foram o Marzolino e o Parmesão. Mas hoje vamos descobrir a história por trás dos principais queijos produzidos na Itália.

Vamos iniciar com o mais conhecido mundialmente o Queijo Mussarela. Este delicioso queijo é de origem da Itália meridional e inicialmente era produzido com o leite de búfala. Hoje já substituído pelo tradicional leite de vaca. Um queijo macio e suculento que derrete na boca e pode ser utilizado em vários pratos. Isso fez com que o queijo ganhasse o mundo.

Já o queijo parmesão também conhecido na Itália como Parmigiano é o queijo mais antigo. Segundo histórias existem resquícios de que tenha surgido em 1.200 D.C. na região de Parma. Geralmente consumido in natura acompanhado de um bom vinho.

Outro queijo famoso pelo mundo todo e que tem origem na Itália é o Queijo Provolone, feito com massa filada (Processo ao qual o queijo após a fermentação da massa é esticado e colocado novamente a massa fria). Ainda na receita original o queijo é secado, salgado e defumado de forma artesanal até sua cura completa. Todo este processo é de suma importância para que o queijo adquira sua consistência e aroma intenso.

E por último, mas não menos importante. o Queijo Gorgonzola, aquele cheio de pintinhas pretas. Mas que nem todos gostam por ser um queijo mais forte com aroma e sabor bem definido. Segundo histórias o queijo gorgonzola surgiu na região do Rio Pó por erro do queijeiro da época. Segunda a lenda o queijeiro estava no meio do processo do queijo e o deixou para seguir o seu amor. Na volta percebeu que a receita tinha desandando e para não perder tudo acabou acrescentando alguns outros ingredientes e chegou ao resultado final que temos hoje. Este queijo cheio de pequenos bolores e mofos que dão um aroma e gosto insubstituível.

Existem muitos outros queijos italianos deliciosos que você pode provar quando for à bela Itália. Lembre-se que a Itália é cheia de massas, vinhos e queijos deliciosos.