(51) 3714-4880    (51) 98682-8901

Mito ou Verdade?

28 de julho de 2022
Os italianos comem massa todos os dias.

 Verdade.

A massa faz parte das comidas típicas da Itália e é parte de muitos dos pratos mais famosos e consumidos no país.
Nos restaurantes italianos, existem duas categorias de pratos: os primi piatti e os secondi piatti. O primo piatto é, na grande maioria das vezes, um tipo de massa e o secondo piatto, por sua vez, algum tipo de carne. Assim, podemos dizer que os italianos possuem o costume de inserir uma massa com frequência nas suas refeições.

Os italianos são mal educados.

 Mito.
 

Classificar todos os italianos como “mal educados” é muito errado.

O que acontece é que os italianos não pensam duas vezes antes de dizer alguma verdade para você, atitude que no Brasil pode soar como uma grosseria. A maioria das pessoas aqui diz o que pensa e não tenta disfarçar a própria opinião com eufemismos. Por fim, podemos dizer também que a grande expressividade do povo italiano pode fazer com que algumas atitudes soem como falta de educação para os brasileiros. Mas, se acostume: eles possuem o hábito de se expressar de forma “exagerada”, mesmo.

O café da Itália é maravilhoso .

Verdade.

O café da Itália é realmente muito saboroso e difere em muitos aspectos daquele que estamos acostumados a tomar no Brasil. O café italiano é o chamado “espresso” (expresso, em português), em uma referência ao tempo que é usado para a preparação do mesmo (mais ou menos 20 segundos) e o tempo em que ele é ingerido (os italianos possuem o costume de tomar o café bem rápido e em pé, no balcão de um bar).

O “espresso” italiano pode ser considerado pequeno para um brasileiro, uma vez que, normalmente, os bares servem apenas 20 ml da bebida em uma pequena xícara. Porém, o que faz com que as pessoas se apaixonem é a cremosidade e também o sabor intenso do café.

Na Itália não tem pizza de Peperoni.

Verdade.

Se você pedir uma pizza de peperoni (ou pepperoni) no Brasil, é provável que você irá receber uma coisa muito diferente do que esperava.

A verdade é que, dentro da língua italiana, a palavra “peperone” significa “pimentão” e, dessa forma, “peperoni” são, na verdade, “pimentões”.

A piazza de peperoni que conhecemos no Brasil é preparada com salames secos. Porém, o que poucos sabem é que essa é uma variedade de pizza criada nos Estados Unidos e, dessa forma, não recebe o mesmo nome na Itália. Assim, se você quiser comer o equivalente à pizza de peperoni brasileira na Itália, você poderá pedir uma “pizza alla diavola”, que possui praticamente os mesmos ingredientes.

Todo gelato italiano é maravilhoso.

Verdade.

O sorvete italiano é reconhecido mundialmente pela sua qualidade, sabor intenso e cremosidade. Não é à toa que, em 2021, o sorvete feito na Itália foi eleito o melhor de todo o mundo por uma pesquisa publicada no site Travel365.

As melhores sorveterias do mundo também estão localizadas na Itália e o ponto mais positivo de toda essa excelência é que você não precisa pagar muito para comer um gelato maravilhoso: todas as sorveterias possuem uma qualidade média e, assim, é praticamente impossível comer um gelato “ruim” na Itália.

O sorvete italiano se tornou tão famoso em todo o mundo que as sorveterias que o produzem nomeiam o seu produto de “gelato” e não de sorvete. E não é de se surpreender: os ingredientes de qualidade e a preparação delicada fazem com que o gelato italiano possua um sabor único e muito intenso, além de uma cremosidade incomparável.

Se você se sentar para comer em um café, é mais caro.

Verdade.

Os bares italianos possuem o costume de servir os mais variados tipos de cafés no próprio balcão do bar.

Assim, o cliente chega, pede o seu café e o consome de pé, no próprio balcão. Se você desejar pedir alguma coisa para comer, o processo é o mesmo. Toda a preparação e o consumo acontecem em pouco tempo.

Dessa maneira, se você decidir sentar para comer em um café, é muito provável que você irá pagar mais pelos itens que você decidir pedir. Normalmente, o valor a ser pago a mais costuma ser de um euro, que é adicionado à sua conta final.

Vinho é muito barato mesmo.

Verdade.

A produção de vinho na Itália é muito grande (basta levar em consideração que os italianos são um dos povos que mais produz e que mais consome a bebida em todo o mundo) e, com isso, os produtores conseguem vender o produto por preços muito baixos.

É claro que existem vinhos de alta qualidade que podem chegar a custar 200 euros por garrafa, como é o caso do Barbaresco Gaia (safra de 20Porém, existem diversas opções de vinhos italianos muito saborosos e que possuem um excelente custo-benefício. É muito fácil, por exemplo, entrar nos supermercados na Itália e encontrar vinhos de qualidade por 1,50€ ou 2€. O mesmo acontece em restaurantes de todo o país: em alguns casos, uma latinha de refrigerante pode ser vendida por um preço maior do que aquele de uma taça de vinho.

Os italianos comprimentam com beijo.

Verdade.

Tanto os homens quanto as mulheres se cumprimentam, na Itália, com beijos. Eles possuem o hábito de utilizar dois beijos e o mesmo começa, ao contrário do que acontece no Brasil, do lado direito do rosto.

Porém, lembre-se de que o uso de beijos para cumprimentar alguém acontece somente entre pessoas que são próximas. Entre desconhecidos ou em situações formais, os italianos usam o tradicional aperto de mãos.

 Os italianos fumam muito.

 Verdade.

 Dentre os mitos e verdades sobre a Itália que você precisa saber é sobre o consumo de cigarro. Os italianos possuem o costume de fumar desde muitos novos, isso é verdade.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde da Itália a porcentagem de fumantes entre a população de 14 anos ou mais é de 18,4%, o que é uma taxa muito alta, especialmente se comparada à porcentagem de 9,5% de fumantes no Brasil. 

Na Itália, os estabelecimentos fecham para o almoço.

Verdade.

Se você tentar entrar em alguma loja durante o período que é considerado “horário do almoço”, é muito provável que você irá encontrar o estabelecimento fechado.

A verdade é que os italianos possuem o hábito de realizar longas pausas durante a hora do almoço. Os estabelecimentos dos mais variados tipos praticam a chamada a “chiusura pomeridiana”, ou seja, o fechamento temporário durante o horário do almoço.

Esse fechamento é muito comum em todo o país, mas especialmente em cidades pequenas da Itália e em lojas que não fazem parte de grandes redes.

O período que o estabelecimento ficará fechado também varia muito, mas costuma sempre ser um pouco longo, principalmente para nós brasileiros. Na maior parte das vezes, o intervalo começa por volta das 13:00 e acaba perto das 15:00.

Dessa maneira, para evitar surpresas, é sempre bom verificar antes de sair de casa se a loja desejada estará aberta ou não naquele determinado horário.