(51) 3714-4880    (51) 98682-8901

Curiosidades da Culinária italiana!

04 de agosto de 2022
  • A Itália é a segunda maior produtora de vinho do mundo, atrás apenas da França. A história da produção vinícola no país tem mais de 4.000 anos e é também uma das mais diversas de todo o planeta. Atualmente, todas as 20 regiões da Itália produzem vinho, as mais conhecidas sendo a Toscana, Vêneto, Apúlia e Piedmont.
  • Em 2008, devido a um erro técnico em um festival da uva em Marino, na Itália, saiu vinho de algumas torneiras nas casas dos habitantes da cidade – na época, começaram a dizer que era um milagre até descobriram a falha. Mas esse “milagre” existe realmente em uma fonte de vinho tinto na Itália que funciona 24 horas por dia no Caminho de São Tomé, em Abruzzo. E todos podem beber dela!

  • A Itália é responsável por apresentar o sorvete ao mundo, além do café e da torta de furtas!

    Historiadores acreditam que Marco Polo retornou à Itália do Oriente com uma receita que se assemelhava bastante com o que hoje é chamado de sorvete (sherbet) e que posteriormente evoluiu para o doce que conhecemos hoje. No entanto, a origem do sorvete pode datar desde antes de Cristo, sem conhecimento da data ou inventor específico. Alexandre, o Grande, por exemplo, gostava de misturar neve com mel e néctar; e Cesar, durante o Império Romano costumava pedir que seus servos buscassem neve nas montanhas e misturassem-na a frutas e sucos.

  • Quando o primeiro McDonald’s foi fundado em Roma em 1986, alguns protestantes distribuíram espaguete de graça na frente da lanchonete para lembrar a população sobre a “herança culinária” do país. Mesmo com a relutância inicial, a rede milionária prosperou na Itália e hoje há mais de 500 lojas por todo o país.
  • Os italianos foram os criadores de diversos tipos de queijo, como o parmesão, gorgonzola, muçarela, provolone e ricota.

  • Ninguém sabe exatamente quando a pizza foi inventada, mas foi em Nápoles, na Itália, que ela foi popularizada. Já, os tomates para o tão famoso e utilizado molho em massas do país vieram da América e foram introduzidos na Itália apenas em 1540.

  • A pizza marguerita surgiu como uma representação da bandeira italiana: manjericão (verde), tomate (vermelho) e muçarela (branco).

  •  A Itália foi o primeiro país da Europa a usar o garfo por causa do macarrão.

    Gostou das curiosidades? Para saber mais sobre essas e outras curiosidades da Itália vou deixar o link abaixo para a matéria completa.