(51) 3714-4880    (51) 98682-8901

Mais do que um simples presunto, prosciutto!

25 de julho de 2022
    Sabemos que é exigido um padrão no processo de preparação e produção desse produto, devido a suas características únicas. As normas são designadas pela Denominação de Origem Protegida (D.O.P.). 

    Falaremos sobre a produção de dois famosos presuntos italianos: o Prosciutto Di Parma e Prosciutto Di San Daniele. O processo para os dois inicia-se da mesma maneira: com a alimentação dos porcos, que seguem uma dieta rigorosa. De maneira geral para produzir prosciutto o corte é feito retirando a pele e gordura. 

Prosciutto di Parma

    O presunto de parma - no original em italiano, Prosciutto di Parma -, é feito das raças de porco Large White, Landrace e Duroc, que são criados em fazendas autorizadas, localizadas em dez regiões do centro e norte da Itália (incluindo a cidade de Parma). No seu processo de produção são utilizados apenas quatro ingredientes: a carne, sal, ar e tempo.
    No Brasil é difícil encontrar o legítimo presunto de Parma. Mas encontra-se facilmente algum presunto “tipo Parma”, isto é, segue um processo de produção parecido com o original na região de Parma, mas são produzidos no Brasil.

Prosciutto di San Daniele

    O Prosciutto di San Daniele é feito nos vales de Friuli Venezia-Giulia, território em que o ar fresco das montanhas se encontra com o úmido da terra do mar Adriático (parte do Mar Mediterrâneo). A história desse presunto está ligada à esse território, alguns achados arqueológicos confirmam que nos anos 400 A.C., já eram feitos cortes de carne de porco e que foram consumidos regularmente pelos celtas. Essa população, para preservar a carne, utilizava ervas e vinagres, além de submeter a carne a um processo de defumação.

    Sua carne tem uma coloração vermelha e branca. A junção da parte magra (vermelha) e gorda (branca de gordura) permite que a carne seja macia e equilibrada. É um presunto de sabor doce, que pode ser comido sozinho ou combinado com outros ingredientes. 

   Os prosciuttos representam muito a culinária italiana. Cada tipo de presunto tem seu próprio sabor e aroma, tornando-o único.