(51) 3714-4880    (51) 98682-8901

10 pontos turísticos de Roma.

26 de julho de 2022
   Quem a visita fica admirado com a quantidade e a importância dos monumentos que a capital da Itália abriga, pois a cada esquina há uma nova surpresa, literalmente um museu a céu aberto para exposição. Quem já conhece o destino, sabe que Roma vai além dos pontos turísticos.

   O Coliseu é o maior símbolo do Império Romano e talvez o principal ponto turístico de Roma, aquele cartão postal que logo aparece na cabeça quando pensamos na Itália, na Europa.
   O antigo estádio foi construído entre os anos de 72 d.c. e 80 d.c., e no seu auge comportava cerca de 50 mil pessoas, sendo palco de batalhas de gladiadores, brigas de animais e execuções.
   O ingresso dá direito também à entrada ao Fórum Romano e ao Palatino. Por isso, combine as três visitas para um dia.

   O Monte Palatino é uma das sete colinas de Roma e um dos principais atrativos de Roma. É lá que estão as ruínas dos palácios dos imperadores Augusto, Tibério e Domiciano.
   O local também teria sido palco de uma das mais famosas lendas de Roma, a dos gêmeos Rômulo e Remo.
Criados por uma loba, eles teriam convivido até que Rômulo matasse Remo e fundasse Roma. O ingresso de acesso ao Coliseu e Fórum Romano, também dá direito ao Palatino, ou “Palacinho” em português.

   O Fórum Romano foi o centro da vida cívica e econômica do Império Romano, por isso é um dos principais pontos turísticos de Roma.

   Situado entre o monte Capitolino e o monte Palatino, o Fórum foi erguido no final do século VII a.c., sendo a Via Sacra sua principal rua.

  O Panteão de Roma, ou Pantheon, é o mais preservado dos monumentos remanescentes do Império Romano, realmente impressionante.
Erguido em 27 a.c., ele foi reconstruído por por Adriano em 2 d.c. Originalmente ele foi construído para ser o Templo de Todos os Deuses, mas desde o século VII deu lugar a um templo católico. 
   O Panteão abriga ainda o túmulo do pintor Rafael e do primeiro rei da Itália, Vittorio Emanuele II de Saboia.

   A Basílica São Pedro, fundada em 324 pelo imperador Constantino, é o principal templo católico do mundo, sendo um dos destinos do turismo religioso na Itália. Ela abriga o túmulo do apóstolo Pedro, que dá nome ao local.
   A construção chama a atenção por sua cúpula, feita por Michelangelo, e por tantas outras obras de arte, como a famosa Pietá, do mesmo artista e o Baldaquino, de Bernini.
Para entrar na Basílica São Pedro não é necessário pagar. 

  O Museo do Vaticano têm um dos acervos mais importantes do mundo, com obras de artistas famosos, peças romanas, egípcias, entre outras.
Integra o complexo de Museus, o Museu Pio-Clementino, Museu Gregoriano Etrusco, Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão, Pinacoteca Vaticana, Museu Gregoriano Egípcio, entre vários outros museus e salões.
   A Capela Sistina, com seus famosos afrescos de Michelangelo no teto, é sem dúvida a principal atração do espaço. Há ainda os Salões de Rafael, onde estão alguns dos afrescos e pinturas do famoso artista italiano. Enfim, uma parada obrigatória!

  O Castelo Sant' Angelo está localizado às margens do Rio Tibre (ou Tevere), o monumento, conhecido também como Mausoléu de Adriano, ao longo de sua história já teve diversas funções.
Construído no ano de 135 pelo imperador Adriano como mausoléu familiar, já foi usado como edifício militar ainda no Império Romano, como fortaleza dos papas na era medieval, e como prisão durante os movimentos para unificação da Itália.
   Atualmente o espaço abriga um museu, sendo o único edifício que seguiu o desenvolvimento de Roma por cerca de 2000 anos, e a visita é uma verdadeira aula de história.

  Fontana di Trevo é utilizada como reservatório de água desde a antiguidade, a Fonte de Trevi é um dos mais famosos pontos turísticos de Roma.
Ela fica localizada no final do Aqua Virgo, um aqueduto construído no ano 19 a.c., que carrega água de uma fonte natural localizada a 20 quilômetros de Roma. Em 1629, a fonte passou por uma reforma, a pedido do papa Urbano VIII.

   A Piazza Navona é uma das praças mais bonitas de Roma, sendo um dos lugares turísticos mais visitados da cidade.
Ela é formada por várias fontes, entre elas a Fontana dei Quattro Fiumi, a Fontana di Nettuno e a Fontana del Moro. Tudo isso dá para conhecer em um tour a pé por Roma.
Ela é um espaço frequentado pelos romanos desde a antiguidade, mas foi só no século XV, por iniciativa do Papa Inocêncio X, que foi oficialmente transformada em uma praça. Nessa ocasião, o Papa contratou Bernini para construir a fonte central!

   Fontana dei Quattro Fiumu eu considero essa fonte a segunda mais bonita de Roma, perdendo somente para a Fontana di Trevi.
Nela,estão representados os quatro principais rios do mundo: Nilo (África), Ganges (Ásia), Danúbio (Europa) e o da Prata (América). Não é interessante?
Ela fica na Piazza Navona, uma das principais praças de Roma, citada anteriormente. Ou seja, dois atrativos que você conhece em uma visita só.
   Na verdade, existem ainda outras duas fontes no espaço da praça: a Fontana del Moro e a Fontana del Nettuno. Recomendo um ótimo gelato italiano enquanto você aprecia essas obras.